Espetáculo que estreia em 27 de outubro conta a história do encontro de dois jovens cariocas de realidades bem distintas e seus desafios
Link para imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1rTlaJZ7_MA_2lNQzUpIywnwknQZLu7J9
Um evento inesperado na véspera de Ano Novo reúne Miguel, nascido e criado na favela fictícia Morro do Sol, e Daniel, um privilegiado jovem da Zona Sul do Rio de Janeiro. Durante esse encontro, Daniel se aproxima da comunidade e se apaixona pela irmã de Miguel, Júlia. Os problemas aumentam quando um vídeo comprometedor se torna viral na internet, colocando à prova os desafios e obstáculos pessoais de Miguel, Júlia e Daniel diante de uma sociedade parcial. Essa é a sinopse de Rio Uphill – o musical, que estreia no Teatro Adolpho Bloch, no próximo dia 27 de outubro.
Com direção de Gustavo Barchilon, o musical é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras e tem coprodução da Barho Produções e JMP Produções Artísticas. Radicada há dez anos nos Estados Unidos, para onde foi estudar teatro musical, a produtora teatral e autora Juliana Pedroso alimentava a ideia de fazer uma obra original que levasse a cultura brasileira ao público da Broadway. Em parceria com o escritor e compositor premiado Matthew Gurren e do músico brasileiro de carreira inter nacional Nanny Assis, Juliana criou Rio Uphill – o musical.
O primeiro musical totalmente original com temática e criação brasileiras desenvolvido em Nova Iorque, Rio UpHill estava pronto para iniciar carreira quando veio a pandemia. Sem poder ganhar os palcos, o espetáculo foi registrado como filme independente, o que lhe rendeu 22 indicações e prêmios internacionais, em especial por sua música, composta por Matthew Gurren e Nanny Assis. Antes disso, o musical já havia sido indicado ao prestigioso Richard Rogers Awards (2020), destinado a musicais em desenvolvimento em Nova Iorque.
Sobre o filme independente
RIO UPHILL - Parte I é um filme independente e de vanguarda que surgiu como resultado da pandemia de COVID. É baseado no musical teatral RIO UPHILL. À medida que o streaming online decolou como um canal para produções teatrais (Hamilton no Disney+), muitas dessas obras eram arquivos filmados de apresentações ao vivo. Queríamos dar um passo adiante e criar um híbrido entre teatro e cinema para uma experiência de visualização mais dinâmica nunca vista antes. Inspirado em Pass Over, de Spike Lee, e Dogville, de Lars von Trier, RIO UPHILL foi filmado em um único palco usando design de produção minimalista e técnicas cinematográficas, esforçando-se para ultrapassar os limites de como o teatro e o cinema podem ser vistos pelo público mundial.
Sobre o Teatro Adolpho Bloch
Localizada no histórico Edifício Manchete, na Glória, Rio de Janeiro, projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, o Teatro Adolpho Bloch é palco de momentos célebres da nossa cultura. Desde maio de 2019, o Instituto Evoé é responsável por devolver ao Rio de Janeiro esse espaço icônico, porém ainda mais moderno, transformado num complexo cultural. Graças à genialidade de Niemeyer, que criou um palco reversível, tornou-se possível, em um período desafiador, como a pandemia, promover espetáculos e eventos tanto na área externa, ao ar livre, quanto na interna. Ou nas duas ao mesmo tempo, em formato arena, proporcionando aos artistas, produtores, além dos cariocas e turistas, múltiplas formas de se criar e consumir arte e entretenimento. A construção é um ícone carioca – na arquitetura e na história que carrega.
Único teatro na cidade do Rio de Janeiro que possui um palco reversível, permitindo que o público se acomode na área externa da casa de espetáculos, o Teatro Adolpho Bloch ganhou, em 2021, o formato arena, com capacidade para 359 lugares internos e 120 externos e um palco de 140m², equipado com a melhor estrutura. O espaço abriga ainda bistrô Bettina Café & Arte.
FICHA TÉCNICA
Diretor Artístico: Gustavo Barchilon
Concepção: Juliana Pedroso
Diretor de Produção: Thiago Hofman
Autores: Juliana Pedroso e Matthew Gurren
Compositores: Matthew Gurren e Nanny Assis
Letras: Matthew Gurren
Desenho de Luz: Maneco Quinderé
Coreógrafos: Gabriel Malo e Nyandra Fernandes
Figurinista: Wanderley Gomes
Versionista: Talita Real
Diretor Musical | Arranjador | Orquestrador: Carlos Bauzys
Consultora de Representações Raciais e de Gênero: Deborah Medeiros
Coordenadora Artística: Giselle Lima
Cenógrafa: Natália Lana
Cenógrafo Assistente: Victor Aragão
Visagista: Feliciano San Roman
Designer de Som: Paulo Altafim
Assistente de Direção: Isabel Castello Branco
SERVIÇO:
RIO UPHILL – O Musical
Local: Teatro Adolpho Bloch
Endereço: Rua do Russel, 804, Glória
Temporada: 27 de outubro a 17 de novembro de 2024
Quintas e sextas às 20h / Sábados às 17h e 20h/ Domingos às 16h e 19h
Valor: Entre R$20,00 e R$160,00
Classificação: 16 anos
Duração: 110 minutos
Capacidade: 359 pessoas
Teatro com acessibilidade
Alex Gonçalves Varela
Alex Gonçalves Varela, historiador, professor do Departamento de História da UERJ, e autor de diversos artigos cientificos e livros. Atuou como pesquisador de enredo no universo das Escolas de Samba, sagrando-se campeao nos anos de 2006 e 2013. Amante das artes e da cultura.
Comments