O nome dele: Rafael Direito. Cantor, compositor e pianista carioca.
Ele canta e encanta. Seja sentado atrás de seu piano, seja com seu violão na mão.
Depois de grande destaque, ainda criança, cantando nas peças infantis aos finais de ano em sua escola, inicia verdadeiramente sua carreira musical aos treze anos de idade, no Centro Musical Antônio Adolfo/RJ, ao subir no palco para tocar e cantar pela primeira vez.
Aos dezoito, foi convidado a integrar a, já conhecida, Banda Poesia de Gaia, juntamente com o ator Thiago Fragoso, oportunidade na qual fizeram shows pelo Brasil inteiro, tendo participado, ainda como tecladista, da banda do seriado Sandy&Junior, da Rede Globo de Televisão, a qual se apresentava aos finais dos episódios.
Hoje, aos quarenta anos, seu lindo sonho realizado: “viver da música e para a música”!
Atualmente se apresenta nos formatos solo (piano/violão&voz); ou com sua Banda completa, seja na versão “baile”, para festas corporativas, casamentos etc., seja com seu super “Tributo a Elton John”, em lugares e eventos dos mais variados na nossa querida cidade do Rio de Janeiro, bem como em outras cidades do Brasil e do mundo, em shows com repertório animadíssimo, vasto e eclético, com músicas selecionadas que vão da “Bossa Nova” a “hits internacionais” cantados em inglês, francês, espanhol e italiano .
Em seu show, o público, canta, vibra, se emociona, dança ou simplesmente ouve!
Mas o mais importante é a interação e o carisma que esse jovem cantor consegue nos passar, com seu sorriso vasto, sua animação contagiante e doação plena, levando seu público literalmente para “dentro do show”.
É impossível sair sem estar com a alma leve e o coração em festa!
Na pandemia, mudança de vida. Reinvenção, ressignificação. Rafael Direito, que ironicamente, sempre trabalhara profissionalmente apenas com o DIREITO, tendo integrado escritórios de advocacia de destaque no Rio de Janeiro, se vê em casa (como toda a humanidade!), o que lhe despertou, uma vez mais, sua grande paixão, a MÚSICA, vivendo, naquele momento, uma verdadeira IMERSÃO COMPLETA nos estudos musicais, principalmente com aulas de piano, improvisação e harmonia funcional, bem como na transmissão das - então recentes -, LIVES das redes sociais.
Isso cativou seu público. Trouxe para perto muitas pessoas novas, aproximou várias outras e despertou a curiosidade de muitos.
Com o alívio do LOCKDOWN, o retorno dos shows. Agenda enchendo. Shows online, shows em grandes hotéis, clubes e, principalmente, os HOMESHOWS. Este último sendo sua grande especialidade e marca registrada, na medida em que, como já amplamente reconhecido, ele literalmente TRANSFORMA um simples evento residencial em um verdadeiro ESPETÁCULO de música, alegria, animação e muita emoção.
Junto com isso, o início dos ensaios. Seu “Tributo a Elton John” - maior ídolo e referência musical -, que já existia em sua versão solo (piano&voz), se expande e vira um grande sonho realizado na versão com Banda Completa. Foram seis meses de ensaios frequentes e divertidamente produtivos, até que chegassem a esta incrível homenagem, que vem conquistando o Rio de Janeiro, já tendo, em muito pouco tempo, diversas apresentações de destaque, como por exemplo na grande CIDADE DAS ARTES, Barra da Tijuca/RJ, mega eventos como o WineJazz Rio, e outras casas de show consagradas, tais como o Blue Note, no Rio e o Soberano, em Itaipava.
Com seu timbre de voz próximo ao do ídolo, ele começa com clássicos e baladas românticas e chega ao ápice do show com os super hits que marcaram época, novelas..., uma verdadeira viagem no tempo! Não há como não se emocionar e cantar junto!
Seu show é um grande atalho entre o fã e o ídolo, tornando a nossa noite romântica e superanimada ao mesmo tempo!!
A dedicação de Rafael à música de Elton John já lhe rendeu apelidos como “Elton John Carioca” e “RafaElton”, entre os amigos, o que, diz ele, “torna o trabalho ainda mais divertido”.
Mas o cantor não passeia apenas sobre as músicas de Elton John. Seu vasto repertório nos faz viajar no tempo desde Nat King Cole, The Platters, Cole Porter, Frank Sinatra, Stevie Wonder, e clássicos como Garota de Ipanema, até os hits nacionais e internacionais da atualidade, incluindo outras de suas grandes referências musicais tais como Queen, Michael Bublé e Bruno Mars.
Seu primeiro EP AUTORAL, “Call Me Back”, lançado ano passado com dois grandes shows no Rio, já está com as músicas disponibilizadas no Spotify, Deezer, YouTube, Google Play, e todas as plataformas digitais.
Lançou recentemente seu primeiro videoclipe, da música autoral DISTANCE, no YouTube, e já tem mais dois projetos autorais para o ano que vem.
Vale a pena conferir o trabalho desse grande artista, que canta e encanta a alma da gente!
Katia Velloso - colunista da Revista do Villa
Comentarios