Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto com clássicos natalinos e músicas populares brasileiras na Sala Cecília Meireles, no dia 1º de dezembro, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky
O evento acontece às 16h, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, e conta com participações especiais em uma emocionante homenagem ao pianista Jacques Klein e ao violoncelista Antonio Meneses.
No dia 1º de dezembro (domingo), às 16h, a Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro, recebe o Concerto Especial de Fim de Ano da Orquestra Petrobras Sinfônica. Sob a batuta do renomado maestro Isaac Karabtchevsky, a orquestra conta ainda com a participação de solistas de destaque, como o violoncelista Hugo Pilger, a cantora Analu Pimenta, o pianista Flávio Augusto e o cantor Samuel Ebendinger.
O repertório reúne uma rica seleção musical, transitando entre os clássicos natalinos e obras que celebram a diversidade da música popular brasileira. Entre os destaques estão composições de Piotr Tchaikovsky, com o icônico Quebra-Nozes, lendas nacionais como Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Zé Dantas e outras canções que vão embalar o público carioca.
Além disso, a Petrobras Sinfônica realiza uma homenagem ao pianista Jacques Klein e o violoncelista Antonio Meneses com as interpretações do primeiro movimento do “Concerto para piano em Ré maior”, de Joseph Haydn, e “Aboio”, de Clóvis Pereira.
A apresentação faz parte da Temporada 2024 da Orquestra Petrobras Sinfônica que celebra os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky. A temporada será concluída em 27 de dezembro, data de aniversário do regente, com um grande concerto aberto na Cinelândia. Ele, que também é diretor artístico da Petrobras Sinfônica, segue em plena atividade e vem de uma sequência de espetáculos de sucesso, casas lotadas e muitos aplausos, reforçando ainda mais o poder da arte.
Programa:
Isaac Karabtchevsky, regente
Hugo Pilger, violoncelo
Analu Pimenta, cantora
Flávio Augusto, piano
Samuel Ebendinger, cantor
Concerto para piano em Ré maior (1º movimento) - Joseph Haydn
Aboio - Clóvis Pereira
A Christmas Festival - Leroy Anderson
Suite Quebra-Nozes - Piotr Ilitch Tchaikovsky
IIa. Marcha
IIb. Dança da fada açucarada
IIc. Dança Russa: Trepak
III. Valsa das flores
Somewhere in My Memory - John Williams
A Magia do Natal
I. Então é Natal
II. Ó vinde, adoremos
III. O primeiro natal
IV. Vinde cantai
V. Surgem anjos proclamando
VI. Bate o sino pequenino
Noite Feliz - Franz Gruber
Jingle Bells - James Lord Pierpont
Maria, Maria - Milton Nascimento e Fernando Brant
Feira de Mangaio - Glorinha Gadelha e Sivuca
Xote das Meninas - Luiz Gonzaga e Zé Dantas
Festa do Interior - Abel Silva e Moraes Moreira
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica:
Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica
Modelo de Gestão:
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras:
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
Serviço:
Local: Sala Cecília Meireles - Rua da Lapa, 47 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Data: 01/12/2024 - Domingo
Horário: 16h
Entrada: https://funarj.eleventickets.com/ ou na bilheteria
Indicado por: Rafaela Barbosa
MNiemeyer Comunicação
Alex Varela
Comments