O meu conceito de Personalidade e bem abrangente, como por exemplo, não é necessário uma Personalidade estar na Midia para ser … ela pode ter sido. Por isso hoje, acordei um pouco nostálgico e me lembrei de uma pessoa que fez acontecer nos anos 80 com muita audácia e irreverência, até hoje somos amigos e tenho muito orgulho da Sonia Coutinho. Acho muito interessante mostrar um pouco desta mulher, que foi casada com um Comandante da Marinha, tem dois filhos e alguns netinhos.
Sonia Coutinho cansou de ser simplesmente uma dondoca e resolveu por em prática todos os seus talentos como empresaria e estilista. Sempre moradora do Leblon, frequentava quase que diariamente o salão do famosíssimo Jambert, fiel ao Alvaros Restaurante, ela teve a grandiosa ideia de convidar o Luis Romero (Elle et Lui), para uma parceria, onde nasceu a mais linda loja do Rio de Janeiro, a Sonia & Romero Modas Exportação e Importação Ltda.
Quando falo de grandiosa ideia, porque primeiramente, em plena Avenida Ataulfo de Paiva e em segundo, para quem não se lembra, a loja funcionava onde hoje e a Farmacia Pacheco, ao lado do Alvaros, com dois andares de puro luxo e ao mesmo tempo aconchegante.
A Loja Sonia & Romero decolou com muito sucesso um desfile no Rio Palace, confecção própria com modelos exclusivos vestindo grande parte do High Society. Atendimentos agendados com os horários de happy hour sempre os mais concorridos e mais alegres. Como se não bastasse duas vitrines em baixo e uma enorme no segundo andar, em tempos de lançamentos, um carro, mas precisamente, um Camaro branco, que a própria Sonia trouxe dos Estados Unidos, era colocado na calcada em frente a loja com uma modelo dentro. Imaginem o trânsito na Ataulfo de Paiva? Foram alguns anos de pura beleza e sofisticação desde 1986 e início dos anos noventa.
A própria Sonia Coutinho fazia as compras e negociava com seus fornecedores. Assinou vários modelos teatrais para a atriz Nathalia Timberg, aliás, são amigas até hoje. Vestiu com muita elegância, as Tamborindeguys, começando pela mãe, Alice. Isadora Ribeiro também era uma cliente bem assídua na Sonia & Romero.
O empreendimento saia porta a fora com vários desfiles para clientes e amigos. Participou por alguns anos no desfile beneficente Chá da Acácia Dourada, no Hotel Nacional e anualmente por ocasião do aniversário da loja, um belíssimo desfile acontecia no Rio Palace com manequins de altíssimo nível, como Carla Souza Lima, Marlene Silva, Maria Rosa, Philipa, Orlando Nascimento, Vinicius Mane, entre outros.
Hoje, Sonia Coutinho vive em seu apartamento em Ipanema, fazendo parte da decoração, o seu quadro feito pelo amigo Albery, voltada para a família, academia também sempre fez parte de sua rotina. Não curte muito noitadas, mas se for para dançar, o corpo está em dia em festas ¨Flash Back¨.
Nilson Netto
Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, Teatro, Televisão e Moda nos Anos 80. Com cidadania americana, tendo vivido mais de 16 anos nos Estados Unidos. Gerente de bar, eventos. Empresa de Mudanças para o Brasil. Colunista do Jornal Brazilian Press Social Press Connecticut. Caravanista do Brazilian Day em New York por 16 anos.
Parabéns pela matéria . Gostei de saber da trajetória dessa querida Sônia Coutinho, muito interessante !
Texto maravilhoso, conhecer mulheres empreendedoras e sempre motivo de orgulho...