Orquestra Petrobras Sinfônica celebra a França em concerto com composições de Berlioz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 30 de abril
- Alex Gonçalves Varela
- há 23 horas
- 3 min de leitura
Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, o repertório conta com as obras Carnaval Romano e Sinfonia Fantástica
A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra o Ano da França no Brasil com um concerto especial no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 30 de abril (quarta-feira), às 19h. Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, o programa traz duas obras fundamentais do compositor francês Hector Berlioz, com um programa dedicado à genialidade e à ousadia musical da França no século XIX.
A abertura fica por conta do vibrante Carnaval Romano, peça que revela todo o brilho e a vivacidade da orquestração de Berlioz. Em seguida, a orquestra interpreta a Sinfonia Fantástica, uma das obras mais icônicas do compositor, que narra em cinco movimentos uma jornada sonora entre sonho, paixão e loucura.
“Ainda no início do séc. XIX, com todas as barreiras que Beethoven transpôs, surge na França Berlioz rompendo ainda mais as formas tradicionais para criar algo absolutamente pessoal e inovador. O Carnaval Romano já revela sua orquestração brilhante, mas é na Sinfonia Fantástica que ele nos conduz por um verdadeiro delírio sonoro. Viveremos essa “experiência Berlioz” em breve com a minha querida Petrobras Sinfônica”, explica o maestro Felipe Prazeres, regente deste concerto.
O concerto faz parte da Temporada 2025 da Orquestra Petrobras Sinfônica que celebra 50 anos de história este ano, reafirmando o compromisso com a democratização da música de concerto e a valorização da pluralidade musical. Fundada por Armando Prazeres, a orquestra é uma das únicas no mundo gerida pelos próprios músicos, o que garante uma abordagem diferenciada. O atual Diretor Artístico, Isaac Karabtchevsky, lidera o conjunto, que tem como missão aproximar o público da música de concerto.
Serviço
Data: 30 de abril (quarta-feira), às 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Programa
Felipe Prazeres, regente
HECTOR BERLIOZ
Carnaval Romano
HECTOR BERLIOZ
Sinfonia fantástica, op. 14
I. Réveries, Passions | Largo
II. Um bal | Valse
III. Scène aux champs | Adagio
IV. Marche au súplice | Allegretto non troppo
V. Songe d’une nuit du sabbat | Larghetto
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica:
Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de Gestão:
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Facebook: @PetrobrasSinfonica
Instagram, YouTube e TikTok: @petrobras_sinfonica
Sobre a Petrobras:
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
Alex Varela

Comments