Neste último sábado (28), a pesquisadora Profª Drª Eula D. T. Cabral lançou a obra Concentração da mídia no Brasil: radiodifusão e telecomunicações.
O evento aconteceu na Blooks Livraria, localizada na Praia de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
A escritora é coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura da Fundação da Casa Rui Barbosa (EPCC - CNPq/FCRB).
De acordo com a Doutora, Concentração da mídia no Brasil: Radiodifusão e Telecomunicações é fruto de pesquisas realizadas em seu Pós-doutorado em Comunicação Social.
O livro tem o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – (FAPERJ) por meio do Edital n.49/2021 - Programa de Apoio à Editoração.
Sobre a obra
A obra mostra que no Brasil a concentração dos meios de comunicação e de telecomunicações nas mãos de poucos conglomerados é uma realidade. Grupos privados, formados por famílias, igrejas e políticos, comandam a radiodifusão no país, atingindo quase 100% da população brasileira, resultando em oligopólios que não são permitidos na Constituição Federal de 1988.
Na obra destaca-se, ainda, a entrada “descontrolada” de grupos estrangeiros no setor de telecomunicações, que “invadem” as casas dos brasileiros com seus produtos e serviços diluídos em celulares, telefonia fixa, banda larga, TV por assinatura etc. Apesar de ser um setor um pouco mais regulamentado, de acordo com a autora, verifica-se que os grupos buscam burlar a lei, visando vantagens que resultem em maiores lucros.
A obra "Concentração da mídia no Brasil: radiodifusão e telecomunicações", escrita por Eula D. T. Cabral, evidencia o mapa da concentração midiática no país, verificando as implicações legais e a influência e/ou interferência na vida dos brasileiros, as estratégias dos conglomerados e os posicionamentos do governo federal, do setor privado e da sociedade civil.
Alex Rodrigues - colunista da Revista do Villa
Jornalista e especialista em Marketing Político. Amante da arte e cultura.
Comments