Responsável por inúmeros sucessos na TV, no teatro e na literatura, escritor lança “Flávio Marinho Em Letra de Imprensa”, obra que reúne textos da época em que escreveu para as mais importantes publicações do país.
Flávio Marinho é uma mente inquieta. Aos 69 anos, o escritor, autor, dramaturgo, tradutor e diretor não para de produzir e já está com tudo pronto para o lançamento de seu mais novo livro, o 27º da sua carreira literária. Batizado de “Flávio Marinho Em Letra de Imprensa” (Editora Imago), a obra faz um balanço dos 14 anos em que atuou como jornalista (1973 a 1987), escrevendo para as mais importantes e conceituadas publicações do país:
Tribuna da Imprensa, Última Hora, O Globo, Jornal do Brasil e as revistas Vogue, Visão, Manchete, Desfile e Ele & Ela. O livro será lançado no dia 21 de novembro, às 19h, na Livraria Janela, no Shopping da Gávea.
Com 500 páginas e dividido em nove capítulos – um para cada veículo de imprensa – o livro conta não só a chegada e a trajetória de Marinho em cada uma das publicações mencionadas como também narra um pouco da história da imprensa carioca, possibilitando o leitor a traçar um paralelo entre como se escrevia para a mídia impressa naquela época e como se escreve hoje, 50 anos depois.
“Talvez seja meu livro mais pessoal, com tintas autobiográficas. Fala sobre minhas dificuldades de trabalhar sob censura oficial, sob censura interna, da minha luta em me adaptar ao estilo de cada veículo, das inseguranças naturais e do meu processo de amadurecimento na escrita”, relata o escritor, que há mais de três décadas fez a transição de carreira, tornando-se um dos maiores escritores e diretores do país, com textos de sucesso para TV, cinema e teatro.
“Flávio Marinho Em Letra de Imprensa”, traz ainda artigos, entrevistas e críticas organizados e selecionados pelo autor, que dão uma boa ideia do panorama da nossa cultura nessa época. Interessante observar que Marinho não esconde seu amor pela dramaturgia nem em uma obra que se destina a contar os anos em que atuou como jornalista.
“Os textos de ligação entre um artigo e outro funcionam como ‘ganchos’ de interesse sobre o que está por vir. Procuro criar uma expectativa em torno de cada entrevista, cada crítica, procurando manter o leitor ligado no que ele irá ler. É meu livro de maior fôlego, talvez o mais ambicioso”, afirma o autor, que atualmente assina dois espetáculos de sucesso no Rio: “Não me entrego não”, com Othon Bastos, e “Judy: O Arco íris é aqui”, com Luciana Braga.
SERVIÇO:
Lançamento
Data: 21 de novembro
Horário: às 19h
Local: Livraria Janela, no Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º Piso). Entrada Franca
Livro: “Flávio Marinho Em Letra de Imprensa”
Autor: Flávio Marinho
Editora Imago
Gênero: Biografia
Preço: R$ 140
Páginas: 500
SOBRE FLÁVIO MARINHO:
Escritor, autor, dramaturgo, tradutor e diretor, o premiado Flávio Marinho é responsável por inúmeros sucessos, principalmente, na TV e no teatro. Nos palcos, atualmente, é dele a criação, texto e direção dos espetáculos “Não me entrego, não”, monólogo biográfico de Othon Bastos, e “Judy: O Arco íris é aqui”, peça solo em que Luciana Braga dá vida a Judy Garland (em cartaz pela segunda e última vez no Rio). Além deles, ainda levam a assinatura do autor peças como “Irmãozinho Querido”, “Cauby! Cauby! Uma Lembrança”, “A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo”, “Abalou Bangu”, “Splish, Splash” e “Noite Feliz”.
Na TV, Marinho também tem uma vasta bagagem. Fez parte da equipe de redação original do “Malu Mulher”, do quadro de redatores da “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sai de Baixo”, da redação final do “Vídeo Show Ao Vivo”, especiais do Roberto Carlos, entre outros. Na teledramaturgia, seja como autor e colaborador encontra-se assinatura do dramaturgo nas séries como “A Vida Alheia”, “Pé na Cova”, “Brasil a Bordo”, e novelas “Negócio da China”, “Aquele Beijo” e “Além da Ilusão”, entre outros.
Alex Varela
Comments