top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Bayard Boiteux, o escritor das lutas, dos pensamentos e das memórias

Meu entrevistado é Bayard Boiteux ,o escritor das lutas, dos pensamentos e das memórias.

Meu convidado Bayard Boiteux

1- Quando você decidiu começar a escrever?


Quando ocupei a direção dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, identifiquei a inexistência de livros textos para várias disciplinas. Assim, eu iniciei minha vida de escritor com livros didáticos. Lembro-me do primeiro que escrevi com o professor Maurício Werner, Ideias e Opiniões interdisciplinares no Turismo, que foi lançado no Meridien Copacabana, com um público de 2000 pessoas e vendemos 1290 livros. Outro que tenho em mente foi planejamento e organização do turismo lançado no Pão de Açúcar para 1800 pessoas, com 1300 livros vendidos. Fizemos história, devo confessar com muita humildade, reenchendo uma lacuna. Meu preferido foi Legislação do turismo em cinco edições com mais de 15 000 livros comercializados. Naquela época, já conseguimos organizar eventos temáticos nos lançamentos que tiveram cobertura ímpar dos meios de comunicação .



2- Escrever é para você uma forma de luta?


A palavra, o artigo, o livro são instrumentos de luta. Sempre tive a coragem de expressar minhas ideias, com o respeito devido. Consigo com artigos que são mais de 25 000 propor mudanças, fazer críticas e elogiar ações empreendedoras. A coragem é vital pois os chapas brancas perdem o trem da Vida e das mudanças necessárias.



3- O que são seus pensamentos publicados várias vezes por semana?


Resolvi externar emoções internas e externas através de pensamentos. A ideia é que possam trazer reflexões sobre vários sentimentos, formas de viver e que não tragam respostas mas que gerem gritos e vontades de mudança e de sair do senso comum .



4- A palavra tem o dom de impactar as pessoas?


A palavra tem uma força que a maior parte de nós desconhece. Ela tem uma conotação objetiva e subjetiva. Ela se afirma como um elo entre razão e emoção e se apresenta como um constante aprimoramento de nossas emoções.

A criação acontece em vários momentos, inclusive nas diversas incursões pelo Brasil e pelo mundo, diz, Bayard.

5- Quais são seus grandes desafios como escritor?


Acredito que nosso maior desafio é incentivar outras pessoas a escreverem. Criar oportunidades para que novos autores se mostrem através de coletâneas. São mais de oito. A próxima é memórias do carnaval que será lançado em novembro. Tenho também convidado novos coordenadores de obras para cada vez mais abrir oportunidades acadêmicas.



6- Você tem feito do lançamento de livros grandes eventos diferenciados. É uma nova tendência?


O lançamento de um livro precisa se aprimorar. Não pode ser um mero evento numa livraria, que muitas vezes nem vende o livro posteriormente. Lançamentos em livrarias demandam investimentos por parte dos autores, com uma contrapartida, já que quase 60% do valor fica com a livraria. O ideal é criar novas experiências em hotéis com apresentações musicais e coquetéis com novidades nos alimentos e bebidas. Minha empresa cuidou de dois lançamentos da Isis Penido e Marcelo Daher, no Fairmont Copacabana, que são cases de sucesso.



7- Quais são os seus autores preferidos?


Gosto muito de ler. Leio em média dois a três livros por mês. Gosto de conhecer novos autores. Entre meus preferidos estão Camus, Tolstoi, Sartre, Jorge Amado, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, para citar alguns.



8- Algum ou alguns novos livros previstos?


Estou escrevendo um livro de Memórias da minha infância, que será lançado no segundo semestre de 2025. Livros sobre minhas experiências como os três segmentos de um Boiteux, memórias da pandemia de um carioca, livros de fotos - um de meus passatempos preferidos são novas obras que resolvi incluir nos cinquenta e oito livros que escrevi.


A próxima coletânea

Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação


 

Chico Vartuli

Arquiteto, dedicado a interiores, com pós graduação em Berlim e curso de decoração em Londres, amante da arte e cultura. De um tempo para cá começou um hobby; escrever colunas, dedicando se a buscar pessoas, histórias interessantes voltadas ao mundo artístico.



305 visualizações36 comentários

36 Comments


Guest
Oct 18

🙌🙌🙌🙌

Like

Guest
Oct 18

Muito bom


Like

Guest
Oct 14

🙌🙌🙌🙌🤩Parabéns ,prof Boiteux

Like

Guest
Oct 14

👏👏

Like

Guest
Oct 14

Mais uma vez agradeço a leitura e informo que meus livros podem ser adquiridos diretamente na editora CRV ou na plataforma Amazon que é internacional .

Like

©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page