É Tudo Verdade celebra 30 anos
- Alex Gonçalves Varela
- 1 de abr.
- 8 min de leitura
Festival exibe 85 produções de 30 países
Sessões gratuitas ocorrem de 3 a 13 de abril,
no Rio de Janeiro e em São Paulo

Abertura em SP (2/4) – “Ritas”, de Oswaldo Santana
Abertura no Rio (3/4) – “Viva Marília”, de Zelito Viana
Retrospectivas: Vladimir Carvalho e Humphrey Jennings
Programa Especial 30! rememora a trajetória do festival
O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários anuncia o programa de sua 30ª edição em entrevista coletiva comandada por seu diretor-fundador, Amir Labaki, neste sábado, 15 de março, no IMS Paulista, em São Paulo. O festival acontece entre os dias 3 e 13 de abril, simultaneamente em cinco salas em São Paulo e em três salas no Rio de Janeiro.
Entre longas, médias e curtas-metragens, a edição de 2025 exibirá 85 produções de 30 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming. A entrada é gratuita.
A 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com Patrocínio do Itaú, Parceria do Sesc-SP, e Apoio Cultural da Spcine, da RioFilme, do Galo da Manhã e do Itaú Cultural. Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313).
Documentários brasileiros que narram a trajetória de duas estrelas da cultura nacional, Rita Lee e Marília Pêra, terão pré-estreia mundial nas sessões de abertura. “Ritas”, de Oswaldo Santana, será exibido aos convidados no dia 2 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A abertura para convidados no Rio exibirá “Viva Marília”, de Zelito Viana, no dia 3, às 20h30, no Estação Net Botafogo.
A cerimônia de premiação será realizada no sábado, 12 de abril, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 13 de abril.
Com o honroso reconhecimento do É Tudo Verdade como um “Qualifying Festival” pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais para as Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Média-Metragens e de Curtas-Metragens são automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar® 2026 em ambas as categorias.
“O fato deste festival alcançar neste ano sua 30ª edição confirma antes de tudo nossa confiança inicial: o documentário estava a exigir uma janela anual específica no país que propiciasse o acesso do público das salas à excelência e à originalidade da produção não-ficcional brasileira e internacional”, avalia Amir Labaki.
O programa do É Tudo Verdade estrutura-se em Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros, Longas/Médias-Metragens Internacionais, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Internacionais, e em Mostras Não-Competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos É Tudo Verdade.
Comprometido desde a sua criação com a apresentação e revisita de autores fundamentais no desenvolvimento da arte do documentário, o festival homenageia em 2025 a obra de Vladimir Carvalho (1935-2024), um dos cineastas mais marcantes na história do É Tudo Verdade, com a exibição dos nove longas-metragens por ele realizados em mais de meio século. A retrospectiva internacional destaca, por sua vez, a obra do diretor britânico Humphrey Jennings (1907-1950), considerado o primeiro poeta da produção não-ficcional inglesa. O ciclo apresenta oito de seus clássicos, como “Fires Were Started” (1943) e “Family Portrait” (1950), e um documentário sobre a sua obra, dirigido por Kevin Macdonald (vencedor do Oscar 1998 com “Um Dia Em Setembro).
A celebração dos 30 anos ininterruptos de É Tudo Verdade traz o Especial 30!, com projeções e encontros. Serão exibidos três documentários marcantes da história do evento. “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes”, de Toni Venturi, e “Noel Field – A Lenda de Um Espião”, do suíço Werner Schweizer, foram os primeiros vencedores das mostras competitivas da segunda edição, em 1997. Não houve premiação no evento inaugural, em 1996. Ganha também nova sessão especial o clássico “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, que inspira a capa do catálogo da 30ª edição.
Ainda como parte do Especial 30!, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP sedia, nos dias 10 e 11, um seminário com quatro cineastas brasileiros que venceram a mostra competitiva do É Tudo Verdade: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner.
Nos dias 8 e 9 de abril acontece a 22ª edição da Conferência Internacional do Documentário, em co-realização com a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, cuja programação será posteriormente anunciada. Entre as demais atividades paralelas, destacam-se ainda os encontros da Formação Spcine Convida.
Em 2025, o circuito de exibição em São Paulo é formado pelo CineSesc, a Cinemateca Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito), o Instituto Moreira Salles/IMS Paulista e o Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem na Estação NET Botafogo e Estação NET Rio e na Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca.
Ampliando o acesso ao público, a programação em streaming apresenta no Itaú Cultural Play, entre 14 e 30 de abril, 6 curtas-metragens da competição brasileira deste ano e 4 curtas do homenageado Vladimir Carvalho.
Confira abaixo o programa integral do É Tudo Verdade 2025.
SESSÃO DE ABERTURA SP
Ritas
Dir. Oswaldo SantanaBrasil; 83 minutos; 2025
Idioma: PortuguêsClassificação: 16 anosSinopse: Rita Lee mostra o que todos veem de uma maneira que ninguém viu: a poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa em narração dela, por meio de entrevistas e depoimentos.
SESSÃO DE ABERTURA RIO
Viva Marília
Dir. Zelito VianaBrasil; 87 minutos; 2024Idioma: PortuguêsClassificação: 14 anosSinopse: O contexto histórico, político e social do Brasil nos anos 1960, 1970 e 1980, e o impacto na vida e obra da atriz Marília Pêra, inserida numa geração de mulheres fortes e potentes que influenciaram corações e mentes.
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Trens
PociągiTrainsDir. Maciej J. DrygasPolônia e Lituânia; 80 minutos; 2024Idioma: [sem diálogos]Classificação: 14 anosSinopse: Uma viagem de trem artística e reflexiva pela Europa do século 20, composta inteiramente por imagens de arquivo, revela como a maravilha do movimento pode se tornar uma maldição.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
Culpar
BlameDir. Christian FreiSuíça; 122 minutos; 2025Idioma: InglêsClassificação: 14 anosSinopse: Quando o mundo é engolido pela pandemia de covid-19, três cientistas que há muito previram sua chegada têm de lutar não só contra o vírus, mas também contra uma onda de desinformação.
Estrada Azul - A História de Edna O’Brien
Blue Road - The Edna O'Brien StoryDir. Sinéad O'SheaIrlanda, Reino Unido; 99 minutos; 2024Idioma: InglêsClassificação: 14 anosSinopse: Em 1960, Edna O’Brien fez sua estreia literária com The Country Girls, que provocou polêmica na Irlanda: seus livros foram banidos. Morreu em Londres, deixando seu testemunho de uma vida vibrante para a cineasta Sinéad O’Shea.
Crônicas do Absurdo
Crónicas del AbsurdoDir. Miguel CoyulaCuba; 77 minutos; 2024Idioma: EspanholClassificação: 14 anosSinopse: As complexas contradições da dinâmica social e política de Cuba são desmascaradas em uma narrativa construída principalmente a partir de gravações de áudio clandestinas, captadas por celulares escondidos.
O Propagandista
De PropagandistDir. Luuk BouwmanPaíses Baixos; 108 minutos; 2024Idioma: HolandêsClassificação: 14 anosSinopse: Ascensão e queda do cineasta Jan Teunissen e as fronteiras entre documentário e propaganda. Chefe do Departamento de Cinema do Partido Nazista e das SS holandesas, foi o homem mais poderoso da indústria cinematográfica holandesa durante a Segunda Guerra Mundial.
A Liberdade de Fierro
La Libertad de FierroDir. Santiago EsteinouMéxico; 96 minutos; 2024Idioma: EspanholClassificação: 14 anosSinopse: César Fierro acaba de se tornar um homem livre e precisa reconstruir sua vida, depois de ter sido injustamente condenado à morte no Texas. Quando é libertado, o mundo encontra-se em isolamento por uma pandemia.
Em Busca de Amani
Searching for AmaniDir. Nicole Gormley e Debra ArokoEUA e Quênia; 76 minutos; 2024Idioma: InglêsClassificação: LivreSinopse: Um adolescente aspirante a jornalista investiga o misterioso assassinato de seu pai, em uma das maiores áreas de conservação de vida selvagem do Quênia. Sua busca muda quando se depara com os efeitos das mudanças climáticas.
O Jardineiro, o Budista & o Espião
The Gardener, the Buddhist & the SpyDir. Håvard BustnesNoruega; 95 minutos; 2025Idioma: Inglês, NorueguêsClassificação: 12 anosSinopse: Rob Moore, um antigo produtor de televisão, finge ser jornalista e documentarista para ganhar a confiança dos ativistas antiamianto, quando na verdade era espião da máfia dessa indústria.
A Invasão
The InvasionDir. Sergei LoznitsaFrança, Países Baixos e EUA ; 145 minutos; 2024Idioma: UcranianoClassificação: 16 anosSinopse: Dez anos após o lançamento de seu filme épico, Maidan, Sergei Loznitsa retoma suas crônicas ucranianas retratando a resistência da população civil – uma nação determinada a defender o seu direito à existência – contra a invasão russa.
Sob as Bandeiras, o Sol
Bajos las banderas, el solUnder The Flags, The SunDir. Juanjo PereiraPaís: Paraguai, Argentina, EUA, França e Alemanha; Duração: 90 minutos; 2025Idioma: Guaraní, Espanhol, Alemão, Francês, Inglês, Português.Classificação: 14 anosSinopse: Imagens raras revelam o mecanismo oculto da ditadura de Alfredo Stroessner no Paraguai, um dos regimes mais duradouros da história. Uma exposição de como a mídia moldou o poder.
Escrevendo Hawa
Writing HawaDir. Najiba NooriFrança, Países Baixos, Catar e Afeganistão; 85 minutos; 2024Idioma: PersaClassificação: LivreSinopse: Quarenta anos após seu casamento arranjado quando criança, Hawa começa a ter uma vida independente e se alfabetiza. Com o retorno do Talibã ao poder, seus sonhos, os de sua filha Najiba e de sua neta Zahra são destruídos.
A 2000 Metros de Andriivka
2000 Meters to AndriivkaDir. Mstyslav ChernovPaís: Ucrânia; 107 minutos; Ano: 2025Idioma: Ucraniano e InglêsClassificação: 18 anosSinopse: O impacto devastador da guerra entre Rússia e Ucrânia a partir de uma perspectiva pessoal e intensa. Após seu relato histórico sobre as vítimas civis em Mariupol, Mstyslav Chernov volta sua câmera para os soldados.
Meus Fantasmas Armênios
Mes Fantômes Arméniens
My Armenian Phantoms
Dir. Tamara Stepanyan
País: França, Armênia, Catar; 75 minutos; 2025
Idioma: Inglês, Armênio
Classificação: 14 anos
Sinopse: Uma jornada evocativa pelo mundo esquecido do cinema armênio. Inspirado no diálogo com seu pai, o ator Vigen Stepanyan, e suas próprias memórias, a cineasta explora temas universais de identidade, amor, luta e expressão artística.
COMPETIÇÃO BRASILEIRA: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
Bruscky: Um Autorretrato
Bruscky: Selfportrait
Dir. Eryk RochaBrasil; 94 minutos; 2025
Idioma: PortuguêsClassificação: 14 anosSinopse: Passando pelas reminiscências da ditadura e seus trabalhos artísticos, o pernambucano Paulo Bruscky caminha pela cidade enquanto exercita seu olhar libertário e experimentador sobre o mundo.
Copan
Dir. Carine WallauerBrasil; 97 minutos; 2025Idioma: PortuguêsClassificação: LivreSinopse: O edifício Copan é um microcosmo do Brasil. São 5 mil moradores e mais de cem funcionários que representam uma diversidade de personagens e pontos de vista que revelam contrastes e desigualdades estruturais do país.
Lan - O Caricaturista
Lan - The CaricaturistDir. Pedro ViníciusBrasil; 81 minutos; 2024Idioma: PortuguêsClassificação: LivreSinopse: O menino italiano Lanfranco Vaselli cruzou o Atlântico no final dos anos 1920 e se tornou um dos caricaturistas mais influentes da América Latina. Ao lado de Olivia, esposa e fiel companheira, revista suas memórias entre Uruguai, Argentina e Brasil.
Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe
Mundurukuyü - Fish Woman's ForestDir. Aldira Akay, Beka Munduruku, Rylcélia AkayBrasil; 72 minutos; 2024Idioma: Munduruku e PortuguêsClassificação: Livre
Sinopse: Na aldeia Sawre Muybu, às margens do rio Tapajós, Pará, a floresta das mulheres-peixe espelha a mitologia Munduruku, na qual humanos, na origem do mundo, se transformaram em floresta, plantas e animais.
Um Olhar Inquieto: o Cinema de Jorge Bodanzky
A Restless Gaze: The Cinema of Jorge BodanzkyDir. Liliane Maia, Jorge BodanzkyBrasil; 86 minutos; 2024Idioma: PortuguêsClassificação: LivreSinopse: Em 1973, documentando a construção da Universidade de Humboldt, no Mato Grosso, Jorge Bodanzky sobrevoa indígenas tentando atingir o avião com flechas. Meio século depois, ele revisita sua relação com a Amazônia e a história por trás dessa imagem.
Quando o Brasil era Moderno
When Brazil Was ModernDir. Fabiano MacielBrasil; 93 minutos; 2025Idioma: PortuguêsClassificação: LivreSinopse: A arquitetura brasileira do século 20 influenciou gerações de arquitetos no mundo todo. Mas houve um tempo em que a escolha do estilo arquitetônico significava também a escolha de um projeto para o país, em meio a disputas pelo poder político.
Rua do Pescador, nº6
Fisherman's Street, nº 6Dir. Bárbara PazBrasil; 72 minutos; 2025Idioma: PortuguêsClassificação: 10 anosSinopse: À medida que as águas das enchentes no Rio Grande do Sul vão baixando, as memórias de muitas vidas emergem. Uma pequena equipe de técnicos do audiovisual gaúcho, alguns também afetados pela tragédia, saíram em busca de histórias e memórias ‘após o fim’.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: CURTAS-METRAGENS
Eu sou a pessoa mais magra que você já viu?
Am I the Skinniest Person You've Ever Seen?Dir. Eisha MarjaraCanadá; 24 minutos; 2024Idioma: InglêsClassificação: 14 anosSinopse: Quando crianças, numa pequena cidade do Quebec, as inseparáveis Eisha e Seema partilham uma dieta que deixa Eisha à beira da morte por anorexia. Décadas depois, ela revisita seu passado e reflete sobre imagem corporal e autoaceitação.
Corrija-me Se Eu Estiver Errado
Ru ni suo yuan
Correct Me If I'm WrongDir. Hao ZhouChina, Alemanha; 23 minutos; 2025Idioma: Dialeto do sudoeste da ChinaClassificação: 14 anosSinopse: Em uma luta de amor, legado e crença, uma família do sudoeste da China tenta de tudo e usa todas as armas e ferramentas para expurgar uma entidade indesejada de seu herdeiro queer.
Fazenda de Frutas
Guochang
Fruit Farm
Dir. Nana XuChina, Alemanha; 29 minutos; 2024Idioma: Chinês
Alex Varela

Commentaires