Os anos 1970, foram cruciais no desenvolvimento da hotelaria baiana padrão Internacional.
Além dos grandes ícones da hotelaria baiana, foi fundada a ABIH Bahia.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA) foi fundada em 1970. A entidade foi criada para reunir e representar os interesses do turismo e da hotelaria da Bahia, em um órgão de classe.
A ABIH-BA é uma entidade empresarial associativa sem fins lucrativos. A sua missão é guiar, proteger e fortalecer os interesses da hotelaria baiana, atuando como um órgão técnico e consultivo.
Foi também nos anos 70, mais precisamente em 1975 que foi inaugurado um ícone da hotelaria baiana.
Situado em uma localização estratégica no bairro de Ondina e um majestoso terreno de mais de 27 mil metros quadrados, O Bahia Othon Palace nasceu como um marco na hotelaria de luxo da cidade. Possuía 12 andares e 280 apartamentos e suítes. Além de seus restaurantes, lojas, Boate e a belíssima piscina localizada sobre as pedras do terreno.
Com vista privilegiada para a orla, o Othon Palace contava também com um gigantesco centro de convenções.
“O Bahia Othon Palace era um dos hotéis mais icônicos da orla da capital baiana. O lobby do hotel era majestoso e refletia a rica cultura local. O hotel também foi um ponto de vista privilegiado para assistir aos trios do Circuito Dodô durante o carnaval. ” relato de moradores de Ondina, relembram os tempos áureos do Othon...
A história do Bahia Othon vai além da hotelaria. Lá funcionou a famosa Boate Hipopotamus de Ricardo Amaral. Rivalizava com a Regine’s que pertencia à belga Régine Choukroun, no Le Meridien Bahia, também dona de clubes noturnos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Nova York. Cheia de amigos internacionais, a europeia foi a responsável pela vinda de Alain Delon ao Brasil.
A fama das duas Boates em Salvador era tão grande que repercutia no Rio de Janeiro, São Paulo e até em Paris. E tanto Régine quanto Ricardo Amaral, dono da Hippo, como era conhecida a casa, eram conhecidos como Rainha e Rei da Noite no Brasil.
Dois milhões, duzentos e dez mil, setecentos e sessenta cruzeiros novos. Esse foi o montante pago pela compra do terreno pela empresa Hotéis Othon S/A, cedidos pela prefeitura de Salvador, à época, comandada pelo prefeito Antônio Carlos Peixoto Magalhães, em 1970.
Em 18 de novembro de 2018, o Bahia Othon Palace encerrou suas atividades; motivada por inúmeras crises no setor do turismo Brasileiro, além do surgimento de um novo perfil na hotelaria, contando com hotéis menores, novos meios de administração e concorrendo com outros tipos de hospedagem como AIRBNB.
Vendido por R$ 109 milhões, o prédio onde funcionava o Bahia Othon Palace Hotel, no bairro de Ondina, em Salvador, foi adquirido em leilão privado pela empresa imobiliária Moura Dubeux, porém, o destino será para a construção de um resort de uso misto, com estúdios, quarto e sala, dois quartos, salas comerciais, lojas e restaurantes. Uma grande parte do empreendimento estará voltada para hospedagem, o que contribuirá para o turismo da cidade.
O projeto ainda contemplará um residencial de luxo, que receberá o nome de Mansão Othon, em homenagem ao antigo hotel, e contará com apartamentos com cinco suítes e 500 m².
O novo projeto, então, diverge da escritura inicial de compra e venda do imóvel, assinada por ACM no período. Registrado no dia 30 de março de 1970, no 4º Ofício, o documento aponta que "no terreno ora vendido somente poderá ser edificado e explorado um hotel de turismo de classe internacional". "Utilizando-o, exclusivamente, aos fins do hotel", completa a escritura, que formaliza a transferência do terreno da prefeitura para o grupo.
Na atualidade o edifício do antigo Hotel abriga a Casa Cor Bahia - 2024.
A CASACOR Bahia 2024 celebra a sua 30ª edição, que acontece até 06 de novembro.
O local escolhido para receber a mostra não poderia ser mais emblemático: o Othon Palace, que este ano celebra 50 anos de sua inauguração.
Com um espaço de 5500 m², o circuito conta com 50 ambientes, entre cabanas, lofts, estúdios, banheiros públicos, lojas, restaurante e café abertos ao público gratuitamente, além de livings, cozinhas, suíte master, home office, sala de jantar, family room, wine bar, entre outros. Uma praça ao ar livre será o local dos diversos eventos.
Na próxima matéria, falaremos do atual desenvolvimento turístico de Salvador!
Fontes:
Acervo Bahia Othon Palace Hotel
BAHIA TURISMO
Casa Cor Bahia
Prodetur Nacional
André Conrado
Opmerkingen