“Brasil Origem Week” retorna a Portugal com programação em Vila Nova Gaia
- Ígor Lopes
- há 21 horas
- 2 min de leitura

Após as edições em Paris e Bruxelas, o festival “Brasil Origem Week” retorna para a sua segunda edição (a primeira foi no Porto), em Portugal, no World of Wine (WOW), em Vila Nova Gaia, para apresentar a riqueza cultural, gastronómica e empresarial do Brasil.
O evento terá início no dia 24 de abril, das 16h às 20h, e prosseguirá nos dias 25, 26 e 27, das 14h às 20h, com painéis, rodadas de negócios, exposições artísticas e shows musicais. A entrada é livre, com direito à degustação de comidas típicas dos Estados brasileiros.
“Esta segunda edição portuguesa do Brasil Origem Week é especial. Vamos mostrar um pouco da diversificada cultura brasileira com os mais diferentes produtos como biojoias, moda, além da parte de gastronomia, artes. É uma forma de Portugal descobrir um Brasil que ainda não conhece”, ressaltou o idealizador do evento, Marco Lessa.
A gastronomia será um dos destaques, centrada no Estado da Bahia e na cidade de Recife, com chefs a “prepararem delícias do Brasil em sessões de cozinha show”. Serão exploradas “desde a fusão Brasil-Portugal, com a moqueca de bacalhau, de Zana Hora, participante do MasterChef Portugal em 2022, até sabores famosos no nordeste brasileiro”.
O especialista em bolo de rolo, Marcos Monteiro, vai mostrar a preparação do doce, património cultural e imaterial de Pernambuco, e o chef Emanuel Sávio, que participou no MasterChef Brasil, vai ensinar a fazer cuscuz com manteiga de garrafa, macaxeira cozida e queijo coalho.
Entre os artistas brasileiros, vão expor os seus trabalhos, uma mostra sobre futebol intitulada “Um olhar sobre uma paixão do Brasil”, do fotógrafo Daryan Dornelles e a “Mais Bossa, por favor!”, da pintora Helô Plantier.
No “Fórum Brasil/Portugal — Oportunidades e Perspectivas”, os especialistas convidados vão debater sobre investimentos na Bahia e em Recife, além de uma mesa-redonda sobre oportunidades para empresários brasileiros em Portugal.
No “Fórum Mulher”, com lideranças femininas, o tema será “o papel da mulher nos negócios e redes de apoio para empreendedoras”, sob o comando de Rijarda Aristóteles e a participação da fundadora da ONG Alumna, Programa de Mentoria, Larissa Ushizima, a empresária Raquel Lopes e a consultora Karla Martins.
As apresentações musicais vão ser no Bossa Bar com caipirinhas preparadas pela Casa Cachaça, de Raquel Lopes.
Durante o festival, além das apresentações citadas, também vai acontecer a “Feira Origem Brasil”, o workshop “Destinos Turísticos Brasileiros”, o “Fórum Brasil / Portugal”, “Desfile de moda — Cores e tons do Brasil” e “Concertos de Além-Mar”.
Ígor Lopes

Commenti